sexta-feira, 5 de abril de 2013

Estrela Solidária - Mercado de Trocas Para crianças



Estrela Solidária - Mercado de Trocas Para Crianças

Póvoa da Lomba – Cantanhede

2013

Os Mercados de Trocas Solidárias

Os Mercados de Trocas Solidárias são iniciativas que se desenvolvem dentro do conceito de economia solidária pautadas por princípios como solidariedade, cooperação, autogestão e desenvolvimento sustentável.

As trocas, que são a atividade base destes mercados, não têm como fim o lucro e acumulação de riqueza, mas sim o bem-estar da comunidade e a distribuição equilibrada de recursos. Estabelecem-se numa relação de partilha e colaboração onde o valor essencial está naquilo com que cada um pode contribuir para o grupo. Cada participante encontra sempre algo para dar e para receber a quem chamamos de prossumidor ou prossumidora porque não só consome como produz.

Já com alguns anos de desenvolvimento em Portugal, estes mercados afirmam-se como alternativa de consumo onde a palavra comprar é substituída por ideias como partilhar e trocar, conceitos que têm vindo a perder força na nossa sociedade e que é urgente revitalizar.

Um Mercado de Trocas Para Crianças

O Estrela Solidária é um projeto educativo enquadrado nos mercados de trocas solidárias onde as crianças entre os 4 e os 12 anos são as principais protagonistas. Elas são convidadas a partilhar brinquedos, livros e jogos através de uma experiência de troca e consumo alternativo e solidário. É um mercado que não perspetiva lucro mas sim a interação entre participantes, a reciclagem e todo um conjunto de aprendizagens pessoais e sociais que lhe estão associadas.  

Objetivos

Pretende-se que durante o desenvolvimento deste projeto as e os participantes possam: 

·         Experienciar a partilha, o desapego aos objetos e compreender que esta prática pode dar origem a novas e gratificantes experiências.

·         Praticar uma forma de consumo alternativa e sustentável, o consumo colaborativo.

·         Vivenciar a partilha num contexto de abundância, uma vez que cada uma das crianças leva alguns brinquedos e em conjunto, as possibilidades de troca são infinitas.

·         Reciclar os brinquedos, aumentando o seu ciclo de vida que pode ir muito além da primeira utilização.

·         Brincar com base na igualdade entre crianças, onde todas têm acesso aos mesmos brinquedos.

·         Treinar a gestão autónoma de recursos, nomeadamente da moeda criada para mediação das trocas.
 

Para Participar

Para participar em cada uma das edições do mercado Estrela Solidária são necessárias duas coisas:

1-      Cada participante deve trazer brinquedos, livros, jogos com que já não brinque mas que estejam em boas condições para que outras crianças possam e queriam ficar com eles.

2-      Trazer uma manta para colocar os brinquedos em exposição o que, em condições de clima e espaço ideais, torna o contacto mais próximo e facilita a interação entre todas as pessoas.

Como Participar

Para participar no mercado cada criança escolhe brinquedos, livros, jogos com que já não brinca e que ainda estejam em bom estado para tocar com outras crianças.

No dia agendado, com os brinquedos e uma pequena manta, faz a sua inscrição no Ecobanco das Estrelas. Ai recebe 10 Estrelas, a moeda do mercado.

Com as moedas, procura um espaço no recinto para colocar a manta e expor os brinquedos. À medida que coloca os brinquedos vai pensando num valor em estrelas para esses brinquedos. Para ajudar nesta tarefa, foi criado um quadro com exemplos para ser mais fácil de compreender.

Assim que todas e todos estiverem prontos, inicia-se o mercado. Com as estrelas que têm iniciam as trocas e à medida que forem trocando os seus brinquedos vão ganhando mais estrelas que podem continuar a trocar por mais brinquedos. Se forem chegando mais participantes, vão entrando no mercado pelo mesmo processo.

No fim do mercado devolvem as estrelas que sobraram. Estas ficam registadas em seu nome para poderem usar noutros mercados.


Moeda Solidária

A troca de brinquedos num mercado solidário pode ocorrer de duas formas, através da troca direta ou com recurso a uma moeda solidária para mediar as trocas. A troca direta pode ser dificultada pela diversidade de brinquedos existentes e pelo desejo de cada participante em relação ao objeto da troca. Pensado nestes obstáculos, o mercado Estrela Solidária criou uma moeda alternativa cuja função é mediar as trocas tornando-as mais justas e equilibradas, a Estrela.

Esta moeda só tem valor dentro do mercado e pretende-se seja utilizada como um facilitador das trocas e não para a valorização dos produtos com aproximação ao euro.

Como o mercado contempla participantes de várias idades, cada moeda terá o valor de 1 estrela o que facilitará as contas e a aprendizagem dos mais novos.

A atribuição de um valor em estrelas a cada brinquedo será sempre feita por cada participante que terá o apoio de um quadro com alguns exemplos de referência.

Regras para Continuidade do Mercado

Para que o mercado possa ter continuidade e tenha uma gestão justa e efetivamente solidária, há necessidade de estabelecer, desde logo, algumas regras que permitam o seu bom funcionamento. Para o Estrela Solidária foram propostas as seguintes regras:

1-      Para continuar a participar nos mercados de trocas, cada participante tem de trazer sempre alguns brinquedos para troca, porque sem brinquedos não há trocas.

2-      Quem participa pela primeira vez no mercado recebe 10 Estrelas com as quais inicia as suas trocas. No final do mercado devolve todas as Estrelas que lhe restarem que ficam guardadas no Ecobanco das Estrelas em seu nome.

3-      Quem repete a participação e tem Estrelas guardadas, recebe a quantidade de estrelas que tem em seu nome. Quem já participou no mercado e não guardou Estrelas tem direito a uma segunda oportunidade e recebe mais 5 Estrelas.

4-      Se nas duas primeiras participações trocar sempre todas as Estrelas sem guardar nenhuma, na edição seguinte tem de trocar primeiro os seus brinquedos para ter Estrelas e continuar as trocas.  

5-      O Ecobanco das Estrelas não distribui moeda mais do que uma vez a cada pessoa por mercado.
Registo Fotográfico do I Estrela Solidária










Organização: Grupo Informal de Crianças da Póvoa da Lomba

Com Orientação de: Samuel Machado



Sem comentários:

Enviar um comentário